EMBELEZANDO A SUA DIETA: CONHEÇA 5 FLORES QUE SÃO COMESTÍVEIS

1 – Lavanda

Não pense que a lavanda (Lavandula) serve apenas para embelezar jardins e perfumar as nossas vidas! Também conhecidas como alfazema, as flores, que são superaromáticas, podem ser usadas tanto no preparo de pratos salgados — elas combinam especialmente com aves e queijos — e doces, como bolos e pães doces.


(Wikimedia Commons/Mimova)

As flores ainda possuem propriedades medicinais — entre elas qualidades antissépticas, cicatrizantes, analgésicas, anti-inflamatórias e antidepressivas — e são indicadas para aliviar problemas de pele, dores corporais e musculares, o estresse, a depressão, distúrbios do sono e para auxiliar em quadros de hipertensão e condições respiratórias.

2 – Cebolinha-chinesa

Apesar de a cebolinha-chinesa (Allium tuberosum) — uma versão mais suave da cebolinha convencional (Allium schoenoprasum) — ser bastante usada na culinária, nem todo mundo sabe que suas flores também podem ser consumidas. Seu sabor é mais acentuado do que o talinho que normalmente usamos para cozinhar, portanto, quem não curte comidas fortes deve usar as pétalas com parcimônia.


(Wikipedia Commons/Taraxacumseeds)

As flores podem ser empregadas no preparo de pratos salgados e molhos para serem usados com massas e peixes, por exemplo. Mas as plantas não servem apenas para deixar nossos pratos mais saborosos. Com relação às propriedades medicinais, a cebolinha-chinesa pode ser usada como cicatrizante, auxiliar no alívio de úlceras e hipertensão, assim como fortalecedor do sistema imunológico.

Conheça nossos produtos!

[av_productslider categories=’28,27′ columns=’4′ items=’-1′ wc_prod_visible=” offset=’0′ sort=’0′ autoplay=’yes’ interval=’5′ av_uid=’av-2pq7ki’]

3 – Borragem

Também conhecida aqui no Brasil pelos nomes de borrage, borracha-chimarrona e foligem, essa planta — da espécie Borago officinalis — dá belas flores de um azul brilhante e formato de estrela que são comestíveis. Com sabor lembra um pouquinho o do chuchu, suas pétalas podem ser usadas em chás gelados e águas saborizadas, assim com em saladas de frutas e saladas de folhas.


(Wikimedia Commons/Hans Bernhard)

Mas, além de tornar bebidas e comidinhas mais bonitas, a borragem também tem propriedades medicinais. Rica em nitrato de potássio e mucilagem, essa planta pode ser usada como emoliente, depurativa, sudorífera, laxante e diurético natural, portanto, é indicada no alívio dos sintomas de gripes e resfriados, problemas respiratórios e nas vias urinárias.

4 – Amor-perfeito

Você sabia que essas florezinhas supercomuns (da espécie Viola x wittrockiana) eram comestíveis? Elas podem ser usadas em saladas e na decoração de bolos, doces e bebidas e, alternativamente, suas pétalas podem ser incorporadas à massa de panquecas e crepes ou misturadas a queijos cremosos para dar uma incrementada no produto.


(Wikimedia Commons/Grant)

Com relação às propriedades medicinais, as flores de amor-perfeito contêm saponinas, mucilagem e componentes do ácido salicílico e são conhecidas por suas qualidades calmantes, anti-inflamatórias, analgésicas e antissépticas. Portanto, elas podem ajudar a tratar problemas de pele, a dar uma reforçada no sistema imunológico, aliviar dores, inflamações e reduzir a febre.

5 – Capuchinha

Além de vistosa, a capuchinha (planta do gênero Tropaeolum) é comestível e tem sabor que lembra o do agrião, sendo assim, pode ser adicionada a sucos, chás e saladas verdes para deixá-los mais saborosos e cheios de cor. Outra opção é usar as pétalas na preparação de molhos e vinagretes para acompanhar peixes e massas.


(Wikimedia Commons/Jamain)

Mas, ademais de tornarem nossos pratos mais bonitos, de quebra, essas belas flores têm propriedades medicinais. Entre os benefícios mais conhecidos, estão seus efeitos como diurético, digestivo, sedativo, antibiótico, expectorante e antisséptico, o que faz da capuchinha uma opção para auxiliar no tratamento de afecções de pele e machucados, na retenção de líquidos, distúrbios respiratórios e problemas de digestão.

*Vale lembrar que as plantas medicinais não substituem os fármacos tradicionais receitados pelo seu médico e devem ser usadas com sabedoria, uma vez que seu consumo em excesso pode ser prejudicial e oferecer efeitos adversos. Sendo assim, sempre converse com um especialista em caso de dúvidas.

Para mais e mais dicas acompanhe nosso blog. Gostaria de ter produtos que irão trazer mais praticidade para seu dia a dia? Acesse nossa loja.

Isopasse
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.