Faça você mesmo – Efeito tijolinho em sua parede

Faça você mesmo um super efeito em suas paredes. O simples está na moda, e o conceito é fácil de reproduzir e colocar em prática.

Faça você mesmo reformas das mais diversas em sua casa, com poucos recursos e materiais tranquilos de conseguir. E que tal dar um charme especial a uma de suas paredes? O efeito “tijolinho” reproduz uma parede sem cobertura, sem reboco ou pintura, com os chamados tijolos “à vista”.

A lista de material é pequena, barata e disponível em praticamente todos os mercados do país. São 4 itens:

  • Terra – Responsável pela coloração da massa. É importante então que seja de relativa qualidade, e com coloração avermelhada. Você pode encontrar principalmente em casas de jardinagem.
  • Massa corrida – Comumente usada para finalização e homogeneização na cobertura de paredes, é ela quem dará o aspecto de solidez ao efeito “tijolinho”.
  • Fita crepe – Ela fará os desenhos e limites para que a massa corrida colorida com a terra fique de fato se parecendo uma parede crua de cobertura. A largura da fita determina o espaçamento entre os “tijolos”. Para esse trabalho, indicamos uma que tenha no máximo 2 centímetros de largura.
  • Peneira – Usada no preparo da massa, fará com que a terra não apresentes resíduos em sua composição. Quanto mais fina ficar a terra, mais fácil será o preparo do composto que simula a coloração de tijolos à vista.
  • Espátula – Será usada para espalhar a massa e dar o acabamento final.

Agora que reunimos os materiais, vamos ao passo a passo desse primeiro post da nossa série de “faça você mesmo”:

Passo 1

Utilizando a fita crepe, faça as separações entre os “tijilos”. A medida padrão de um 22cmx10cm, mas você pode fazer um pouco menor, para ficar mais desenhada e enaltecer o efeito.

Passo 2

Utilize a peneira para suavizar e afinar a terra. Caso você encontre torrões maiores, use as mãos para quebrá-los. Lembre-se: faça você mesmo, e isso significa colocar a mão na massa, e nesse caso, literalmente!

Passo 3

Adicione aos pouco a terra peneirada na massa corrida, até atingir a coloração desejada. Faça esse etapa sempre mexendo, parando ao perceber que a massa atingiu um patamar de coloração e consistência homogênea.

Passo 4

Chegou a hora de montar sua parede, adicionando a massa nos espaços delimitados pela fita crepe. A espessura dos tijolos deve ser de aproximadamente 3 milímetros

Passo 5

Use a espátula para dar o devido acabamento, retirando os excessos de massa por cima das fitas e suavizar imperfeições na superfície do tijolo. É importante fazer esse acabamento ainda com a massa mole, já que após a secagem essa tarefa fica quase impossível, sendo necessário o uso de lixas, que estragam o efeito suave da massa.

Passo 6

Ainda com a massa flexível, retire as fitas e deixe a parede secar ao natural.

Percebeu como fica fácil mudar a aparência da casa com um pouco de criatividade, vontade e paciência? Fique sempre atentos ao blog da Isopasse para conferir mais dicas de decoração ao estilo “faça você mesmo”.

Conheça também nossa linha de produtos!

[av_productslider categories=’28,27′ columns=’4′ items=’-1′ wc_prod_visible=” offset=’0′ sort=’0′ autoplay=’yes’ interval=’5′ av_uid=’av-8pahr’]

Isopasse
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.